Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) desenvolve trabalho com crianças com necessidades especiais

quinta-feira | 19/09/2019

Quando os pais procuram uma escola para o seu filho (a), eles se preocupam com a qualidade de ensino, esperam que ela o acolha, ajude no seu desenvolvimento. E se a criança tem necessidades especiais, a preocupação é ainda maior, por um local que tenha todo um suporte pedagógico e possa ajudar da melhor forma possível.

A Secretaria de Educação Municipal junto ao Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) desenvolve um atendimento totalmente planejado de acordo com necessidade do aluno, visando à inclusão. O NAPE é composto por uma equipe de multiprofissionais, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, pedagogo e assistente social.

Maria Samara Lima Rocha é design de sobrancelha, mãe do Murilo Rocha, de 10 anos, que tem necessidades especiais. Conta que desde 2016 esperava por uma vaga para participar do projeto e somente agora conseguiu. “NAPE está ajudando ao meu filho, depois que ele começou, melhorou muito, fico feliz porque ele vai ficar sendo acompanhado por uma equipe que entende ele”, destaca.

A demanda de crianças e adolescentes com necessidades especiais é grande, os profissionais atuam de acordo com a sua especialidade, pois é feito um planejado para cada criança dentro da sua particularidade. Lucileide Oliveira é coordenadora do NAPE e vem realizando um trabalho junto à equipe, buscando atender toda demanda e zerar a fila de espera.