NOTÍCIAS

20-JUN-2023

Praça Esaú Benício

#Administração POR NEIRIS 20 DE JUNHO DE 2023

Esaú Benício Sampaio, nasceu a 31 de agosto de 1897 em Guanacés, distrito de Cascavel. Filho de Manoel Benício Sampaio e Maria Soares do Nascimento Sampaio. Casou-se com Ailza Matheus Sampaio, filha de Mateus Pereira de Souza e Raimunda Fagundes de Souza. Filhos: Nelizinha, Olival, Margarida, Hilma, Roseli, Oswaldo, Sinval, Aliete, Esaú Filho. Ailza e Francisca de Assis.

Foi líder do Partido Democrático Cascavelense, antes da década de 30. Vereador na legislatura 1951-55. Udenista convicto, candidatou-se duas vezes à Prefeito de Cascavel num processo democrático. Perdeu as eleições para Juarez de Queiroz Ferreira (1947) e Dr. Francisco Mansueto de Souza (1958).

Como Delegado de Polícia, exerceu este cargo várias vezes.

A moral e o respeito era predominante na sociedade. Naquela época, os homens não transitavam pelas ruas de Cascavel vestindo calça-curta (bermuda); sob pena de ir para o Xadrez. Esaú também foi comerciante de variedades. Instalou-se na esquina-NE da Rua Prefeito Vitoriano Antunes com a Av. Dr. Pedro de Queiroz Ferreira. Faleceu no dia 12 de agosto de 1962.

A Praça Esaú Benício é um logradouro antigo da cidade. No século passado chamava-se: Praça Cel. Ferraz; onde realizavam-se as Feiras de São Bento, desde os primórdios da Vila até 1917. Daí, ficou conhecida como Feira Velha. As mungubeiras deram lugar aos fícus benjamim - ainda existe a velha cacimba. Já funcionou naquele logradouro o correio, o cartório, es-cola, circos e residências ilustres: Cel. Leite, José Sauna, Biá Coelho, Júlia de Melo, Jurandir Bessa, e Esaú Benício (Era num sobrado na Rua Prefeito Luiz Benício Sampaio, já demoli-do).

Somente em 1971, quando foi aprovada a Lei Municipal n° 344 de 2 de agosto, o logradouro recebeu o nome deste ilustre político.

A Praça é um quadrilátero, formado pelas ruas: Ao Norte - Rua Professor Luiz Benício Sampaio; Ao Sul - trecho irregular sem denominação; ao nascente - Rua Prof. Maria Ernestina e ao poente: Rua Tabelião José Marcos de Castro e Silva.

Residências e pequenos negócios predominam em toda a praça.

Em 1991, iniciou a construção do Ginásio de Esportes, na administração do prefeito: Paulo César Sarquis Queiroz (1989-92).

Em janeiro de 2023, o prefeito Tiago Ribeiro demoliu a estrutura do ginásio já desativado há anos, para que o espaço pudesse ser recuperado e voltasse a ter a emblemática valorização do seu contexto histórico. Nesse mesmo ano, Cascavel contou com o espaço para realização do carnaval cultural, o que promoveu um encontro das famílias cascavelenses em ritmo de música e alegria.

A nova Praça Esaú Benício, restaurada na gestão do prefeito Tiago Ribeiro, inaugurou dia 23 de julho de 2023.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 1 dia(s)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO POR MEIO DECISÃO JUDICIAL

A Secretaria de Planejamento e Administração vem realizar a convocação de candidata cons [...]

#Administração Há 15 dia(s)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO POR MEIO DECISÃO JUDICIAL

Secretaria de Planejamento e Administração vem realizar a convocação de candidata consta [...]

#AssistenciaSocial Há 15 dia(s)

LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO VALE GÁS SOCIAL - ABRIL/2024

Confira o seu nome na lista e procure o seu CRAS de referência.

#Educação Há 31 dia(s)

Cascavel no Enem - 2ª edição

Cronograma de inscrições para o projeto Cascavel no Enem - 2ª edicação, fiquem atentos a [...]

#Cultura Há 40 dia(s)

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA SELEÇÃO DE INTEGRANTES DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL - RADIALISTA FRANCISCO FERREIRA

Resultado Final do Edital de Chamamento Público Nº 007/2023, com a finalidade de selecionar integrantes para Banda de Música Municipal.

#Administração Há 61 dia(s)

CONCURSO PÚBLICO 002/2020 2ª CONVOCATÓRIA

COMUNICAÇÃO DE RESULTADO DA ENTREGA DE DOCUMENTOS e EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSINATURA DO TERMO DE POSSE E LOTAÇÃO DE SERVIDOR.

#Educação Há 68 dia(s)

Cascavel: educação que dá resultados

O aluno Erick Marcelo, da EEBM Benigna Pacheco conquista medalha de bronze na Olimpíada [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito