1ª Semana da inclusão foi realizada pelo Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado

sexta-feira | 27/09/2019

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude por meio do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE), coordenado pela Lucileide Oliveira, realizaram entre os dias 23 a 27 de setembro, a 1ª Semana da inclusão, foram dias de muitas atividades, aprendizagem, convivência e atividades sociais medicinais. Encerrando hoje (27), com uma caminhada pela Avenida Chanceler Edson Queiroz.

O objetivo de todo o evento foi tratar o tema inclusão na Educação e Sociedade, juntamente com pais, alunos e profissionais, no intuito de reforçar a importância de uma educação inclusiva melhor. Para aprimorar os laços afetivos entre pais e filhos, houve a horta pedagógica, onde eles construíram um canteiro de horta.

Os participantes tiveram contação de histórias com o apoio do grupo BÓ CONTÁ que trouxe a historia da Sopa Supimpa, que conta a história do astuto cozinheiro Pedro. Ele ficou sabendo, que na estrada da Caponga, morava uma velha avarenta, que não dava nada para ninguém e que ainda estava para nascer alguém que conseguisse tirar dela um só vintém. Pedro se sentiu desafiado e fez uma aposta com os amigos. Garantiu que conseguiria arrancar qualquer coisa da velha, e de boa vontade. Será que Pedro conseguirá mesmo ganhar esta aposta? O que será que ele irá fazer para tirar alguma coisa da velha avarenta? A Sopa supimpa é uma adaptação do conto “A sopa de pedra” que faz parte da oralidade tradicional popular.

Houve o circuito psicomotor que foi elaborado para estimulação corporal das crianças com o intuito de que com esforço independentemente dos seus limites estes são capazes de vencer obstáculos. As crianças tiveram um momento de descontração e cinema, com abordagem de temas que remetiam sobre as diferenças e aceitação do outro. A caminhada foi para reforçar a importância da educação inclusiva, onde todos os profissionais do Nape, pais e filhos (a) participaram ressaltando a importância da inclusão dentro da comunidade, a cor verde foi usada porque é lembrada no mês de setembro, que  é da INCLUSÃO.