Institucional

Prefeitura Municipal de Cascavel

Ana Afif Queiroz

Prefeito(a)

Rogério da Silva Lima

Vice-prefeito(a)

Controladoria Geral do Município Mais informações
Patrick Esteves Batista

Controlador Geral

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta (das 8:00h às 12:00 e 13:00 às 17:00)

(85) 3334-1551

controladoria@cascavel.ce.gov.br

Gabinete do Prefeita Mais informações
Renan Lima Ribeiro

Secretário(a)

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Rio Novo - CEP: 62.850-000

de Segunda-feira A Sexta-feira das 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2840

gabinete@cascavel.ce.gov.br

Ouvidoria Geral do Município Mais informações
Patricia Virginia da Costa

Ouvidor Geral

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-1551

ouvidoria@cascavel.ce.gov.br

Procuradoria Geral do Município Mais informações
Beatriz Ciriaco Saboia Batista

Procuradora Geral do Municipio

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2840

procuradoria@cascavel.ce.gov.br

Secretaria da Assistência Social Mais informações
Priscila Monteiro da Silva Lima

Secretário(a)

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2460 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-1711

assistencia.social@cascavel.ce.gov.br

Secretaria da Cultura Mais informações
Eleonardo Silva de Souza

Secretário(a)

Avenida Chanceler Edson Queiroz , Nº 3335 - Rio Novo - CEP: 62.850-000

de Segunda-feira A Sexta-feira de 8:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h.

(85) 3334-2266

cultura@cascavel.ce.gov.br

Secretaria da Educação Mais informações
Jose Ribamar Ferreira Junior

Secretário(a)

Rua Noe Viana , Nº 25 - Dom Bosco - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-1098

educacao@cascavel.ce.gov.br

Secretaria da Fazenda Mais informações
Joao Paulo Abreu Patricio

Secretário(a)

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2840

arrecadacao@cascavel.ce.gov.br

Secretaria da Saúde Mais informações
Elaine Cardoso Abintes

Secretário(a)

Rua Otávio Felicio de Sousa , Nº 2920 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2244

saude@cascavel.ce.gov.br

Secretaria de Agricultura, Pesca e Defesa Civil Mais informações
Francisco Andre Faustino Monteiro

Secretário(a)

Rua Jornalista João Lopes Ferreira Filho , Nº 2100 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3.334--2428

agricultura@cascavel.ce.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Mais informações
Lauro Paiva Cardoso Junior

Secretário(a)

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2840

turismo@cascavel.ce.gov.br

Secretaria de Desporto e da Juventude Mais informações
Luciedson Freitas da Silva

Secretário(a)

Av. Chanceler Edson Queiroz , Nº 3335 - Rio Novo - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 9.9214-4211

esporte@cascavel.ce.gov.br

Secretaria de Infraestrutura Mais informações
Valdecir Medeiros Freires

Secretário(a)

Rua Dr. Acelino de Queiroz , Nº 2033 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3.334--1097

infraestrutura@cascavel.ce.gov.br

Secretaria de Obras Mais informações
Giovani de Castro Ramos

Secretário(a)

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2840

obras@cascavel.ce.gov.br

Secretaria de Planejamento e Administração Mais informações
Carlos Octavio Raupp Bessa

Secretário(a)

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2840

administracao@cascavel.ce.gov.br

Secretaria de Segurança Pública e Cidadania Mais informações
Luis Sergio de Sousa Lemos

Secretário(a)

Av Chanceler Edson Queiroz , Nº 1961 - Centro - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-2777

demutran@cascavel.ce.gov.br

Secretaria do Meio Ambiente Mais informações
Ednaldo Lima

Secretário(a)

Av. Chanceler Edson Queiroz , Nº 2650 - Rio Novo - CEP: 62.850-000

de Segunda A Sexta 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

(85) 3334-1551

meioambiente@cascavel.ce.gov.br

  • PREFEITURA
    • CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
    • GABINETE DO PREFEITA
    • OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO
    • PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
    • SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
    • SECRETARIA DA CULTURA
    • SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
    • SECRETARIA DA FAZENDA
    • SECRETARIA DA SAÚDE
    • SECRETARIA DE AGRICULTURA, PESCA E DEFESA CIVIL
    • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
    • SECRETARIA DE DESPORTO E DA JUVENTUDE
    • SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
    • SECRETARIA DE OBRAS
    • SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO
    • SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA
    • SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

Analisar os balancetes e demais demonstrações financeiras, emitindo parecer conclusivo ou solicitando informações;

Fiscalizar os atos e procedimentos administrativos verificando o cumprimento dos preceitos estabelecidos;

Examinar e se pronunciar sobre prestação de contas do exercício social, fazendo constar do seu parecer às informações complementares que julgar necessárias.

Requisitar, para exames, livros e documentos de natureza financeira ou contábil;

Elaborar e encaminhar ao Prefeito para aprovação do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna;

Realizar auditorias de natureza contábil, financeira e orçamentária, analisando os balanços e demonstrações financeiras, à luz do plano de contas aprovado, verificando saldos, autorizações e comprovantes;

Efetuar análises nos controles, procedimentos e sistemáticas contábeis, financeiras e orçamentárias, com vistas à sua racionalização e simplificação;

Realizar auditoria de natureza patrimonial, envolvendo o acompanhamento dos planos de desativação e baixa dos bens móveis e imóveis, bem como da efetivação dos procedimentos para esse fim;

Efetuar a conciliação entre os controles patrimoniais e a dsitribuição física dos bens no âmbito das unidades administrativas;

Realizar exames das medidas de segurança e proteção dos bens da prefeitura contra roubos e danos de qualquer natureza;

Efetuar averiguação do estado de conservação dos bens, assim como dos contratos de manutenção firmados e garantias;

Efetuar aferição dos inventários patrimoniais;

Realizar auditorias de natureza administrativa atentando, principalmente, para a avaliação e aferição do cumprimento de normas internas, bem como das emanadas de órgãos da esfera federal e estadual;

Avaliar as performances dos sistemas computadorizados, bem como as memórias dos cálculos aplicados nos programas que manipulam valores;

Efetuar aferição nos processos de contratação e aquisição de materiais e serviços, de acordo com a legislação vigente;

Aferir os controles de estoques e ressuprimentos de materiais de consumo das secretarias, confrontando-os com os estoques físicos existentes nos almoxarifados;

Executar outras atribuições correlatas designatas pelo Prefeito.

Assessorar o prefeito, chefe do poder executivo na área política, administrativa e parlamentar, cuidando dos interesses da administração pública municipal junto aos órgãos e entidades dos governos estadual e federal.

Compartilhar com o prefeito informações relativas a atos, leis e resoluções de interesse municipal. Realizar pesquisas e levantamentos junto à opinião pública, colhendo dados que subsidiem o planejamento e as decisões a serem implementadas pela administração municipal.

Receber e apurar denúncias e reclamações sobre atos considerados ilegais comissivos ou e/ou omissivos, arbitrários, desonestos, indecorosos, ou que contrariem o interesse público, praticados por servidores públicos do município ou agentes públicos.

Receber sugestões e solicitações, e encaminhá-las aos órgãos competentes.

Auxiliar o Prefeito na elaboração de projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo;

Exercer a representação judicial e consultoria jurídica do Município; Prestar assessoramento Juridico aos entes da administração direta e indireta do município;

Promover ações voltadas para a superação de problemas emergenciais na garantia dos direitos das crianças e adolescentes por meio do CREAS e instituições parceiras como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Casa do Selo Unicef e Conselho Tutelar.

Coordenar, promover e executar ações que viabilizem a integração e a assistência social das comunidades através dos CRAS. Desenvolver programas que possibilitem a melhoria de qualidade de vida da população carente. Fomentar, coordenar e executar ações de apoio à Criança, o Adolescente, à Família, ao Idoso e à Pessoa portadora de Deficiência.

Incentivar a criação e/ou manutenção das bandas de fanfarras no Município. Promover a qualificação e a inovação da produção cultural do Município. Promover o intercâmbio cultural local, intermunicipal, estadual e nacional.

Preservar, fomentar, organizar e divulgar as tradicionais festas juninas. Proteger, valorizar e promover o patrimônio material, imaterial, histórico, artístico, religioso, arqueológico, natural, documental e bibliográfico.

Administrar, avaliar e controlar o Sistema de Ensino Municipal, com permanente atualização, bem como promovendo sua expansão qualitativa e quantitativa tais como: ampliação das escolas em tempo integral e creches. Articular-se com Órgãos dos governos Federal e Estadual, para o desenvolvimento das políticas e para a elaboração de legislação educacional, em regime de parceria. Definir, promover e divulgar o calendário anual esportivo e de lazer do Município, de forma articulada e participativa com as organizações correlatas, em consonância com as diretrizes gerais do governo Municipal e da legislação vigente.

Desenvolver programas para recreação em bairros, praças e outros espaços públicos. Elaborar políticas de apoio aos jovens. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura identificar locais e induzir a construção de quadras poliesportivas nos bairros mais carentes, realizando a revitalização dos centros esportivos já existentes e a criação de novos espaços de esporte e lazer, como novas academias populares em praças públicas. Estudar, pesquisar e avaliar os recursos financeiros para o custeio e investimento no sistema educacional, assegurando sua plena utilização e eficiente operacionalidade. Implantar e implementar políticas públicas que assegurem o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem de alunos, professores e servidores públicos municipais. Implantar política de qualificação profissional, quando necessário, na área artístico-cultural, assim como nas demais áreas de sua Unidade. Integrar suas ações às atividades culturais e esportivas do Município. Pesquisar, planejar e promover o aperfeiçoamento e a atualização permanentes das características e qualificações do magistério e da população estudantil, atuando de maneira compatível com os problemas identificados. Planejar, orientar, coordenar e executar a política relativa ao programa de assistência escolar, no que concerne a sua suplementação alimentar, como merenda escolar e alimentação dos usuários de creches e demais serviços públicos. Propor e executar medidas que assegurem o processo contínuo de renovação e aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de ensino.

Administrar as dívidas públicas internas e externas do Município. Administrar os recursos financeiros do Município.

Administrar, fiscalizar e arrecadar tributos. Coordenar, em articulação com o Gabinete do Prefeito, os ajustes do Município com entidades municipais, estaduais, federais, internacionais e outras, para obtenção de financiamentos, ou recursos a fundo perdido, para o desenvolvimento de programas municipais.

Acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento de ações e serviços de saúde; Capacitar recursos humanos para a saúde pública; Elaborar e executar projeto de ampliação e/ou reformas das unidades hospitalares do Município; Implementar projetos e programas estratégicos de saúde pública; Manter, em local visível em cada unidade de Saúde, informações para os cidadãos acessarem a Ouvidoria através de telefone ou ?site?, fazendo valer os seus direitos a um atendimento digno; Organizar e ampliar o atendimento nos postos de saúde nas zonas urbana e rural; Organizar e operacionalizar o sistema de agendamento de consultas, exames e distribuição de medicamentos;

Promover campanhas educacionais e informativas, visando a preservação das condições de saúde e a melhoria na qualidade de vida da população;

Promover o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária do Município, com ênfase na agricultura familiar, contribuindo para a melhoria da vida da população, competindo-lhe: elaborar políticas de desenvolvimento local, de combate à pobreza rural; Promover e executar a política agrária do Município implementando as ações de assistência técnica e extensão rural e o abastecimento de produtos agroindustriais, agropecuários, da pesca e da aquicultura;

Divulgar as potencialidades do Município por meio de feiras, simpósios e eventos agrícolas e estimular interessados na produção irrigada junto ao meio cultural cearense; Diversificar as formas de parceria entre o Governo Municipal e a iniciativa privada nas atividades da produção agropecuária, agroindustrial, pesca e aquicultura; Fortalecer a convivência com o semiárido, estimulando o desenvolvimento e o aporte de infraestrutura básica, divulgar a agropecuária, agroindústria, pesca e aquicultura de alta;

Firmar parcerias com instituições públicas ou privadas de formação profissional, visando construir conhecimento e apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo e o fortalecimento de cadeias produtivas. Fomentar novos negócios para o Município, oferecendo a orientação técnica com oferta de cursos, workshops e outras atividades de capacitação para empreendedores. Monitorar e avaliar os impactos das ações desenvolvidas por intermédio das parcerias estabelecidas, com o o acompanhamento dos resultados dos projetos e programas desenvolvidos pela secretaria, a fim de identificar as oportunidades de melhoria.

Oferecer informações e orientações sobre formalização de empresas, legislação, tributação, licenciamento, acesso a crédito e outros temas relevantes para os empreendedores. Promover a articulação entre empreendedores, órgãos públicos e entidades privadas, visando o desenvolvimento do empreendedorismo local. Propor a concessão de incentivos para instalação de empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços.

Articular e implementar as políticas públicas e sociais de juventude, esporte e lazer, quanto a promoção da cidadania; Educação Esportiva; Gestão Administrativa. Implantar e manter equipamentos destinados à prática de esportes, recreação e lazer; Incentivar as práticas esportivas, recreativas e de lazer organizadas pela população e de desenvolvimento comunitário; Incentivo aos Esportes; Manutenção e Conservação de Ginásios e Parques Esportivos;

Planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades de práticas esportivas, recreativas e de lazer; Promoção de Eventos de Competições;

Administrar os cemitérios públicos, mercados e feiras livres (fixos e itinerantes); Coordenar a reparação dos danos ambientais causados por atividades desenvolvidas por pessoas físicas e/ou jurídicas, de direito público ou privado através do replantio e revitalização de áreas verdes; Coordenar e fiscalizar a execução das atividades de paisagismo dos parques, praças e logradouros públicos Municipais; Coordenar, orientar e fiscalizar obras públicas de médio e grande porte, empreitadas ou executadas diretamente; Efetuar todos os projetos da Secretaria de Infraestrutura ou solicitados por outras Secretarias;

Elaborar estudos visando implementar melhorias das condições de acessibilidade da população, levando-se em consideração os vários níveis de necessidades; Elaborar projetos e executar obras de edificação de moradias populares; Executar e/ou fiscalizar obras de pavimentação e recuperação de pavimentos, planos comunitários, drenagem, sistema viário, saneamento, edificações e infraestrutura, dentro do escopo da Secretaria; Executar os serviços de implantação e manutenção da vegetação das vias, praças e demais logradouros e de administração das casas de produção de sementes e mudas (horto florestal) em conjunto com a Secretaria de Agricultura; Executar os serviços de manutenção de prédios e equipamentos públicos; Executar, diretamente ou por terceiros, os serviços de conservação e manutenção de ruas, praças e demais espaços públicos, tais como: roço, capina, varrição e pintura de guias das vias públicas, bem como poda (de formação ou de contenção) da vegetação arbórea; Executar, diretamente ou por terceiros, os serviços de instalação e manutenção da iluminação pública; Executar, diretamente ou por terceiros, os serviços de manutenção e conservação das vias e logradouros públicos, conservação das redes de drenagem do Município; Gerenciar, elaborar, coordenar e implementar os projetos e orçamentos, especificações técnicas e cronogramas que envolvam planejamento e execução de obras em áreas e logradouros públicos; Ordenar, disciplinar e fiscalizar o uso dos espaços públicos; Planejar, programar, coordenar e executar a programação Municipal específica, objetivando a defesa e a preservação do meio ambiente, integrando-a aos demais setores do governo Municipal, bem como harmonizando-a com as normas pertinentes, emanadas das esferas administrativas do Estado e da União; Programar, coordenar e/ou executar a política de coleta de resíduos urbanos, rurais e domiciliares, dando-lhes destinação adequada, obedecendo às normas pertinentes, preservando a integridade do meio ambiente e propiciando sua reutilização adequada; Promover, com a participação direta do cidadão e das entidades da sociedade civil, conscientização para a adequada separação dos resíduos, facilitando, assim, seu manuseio e reaproveitamento;

Obras: Elaborar projetos de obras públicas de interesse da cidade, observando as necessidades do solicitante, os recursos programados existentes para sua implantação e as exigências contidas na legislação vigente.

zelar pela sua responsabilidade e execução do serviço.

Preparar a folha de pagamento mensal, apurando a frequência do pessoal. Prestar auxílio ao Prefeito e demais órgãos nos assuntos relacionados à formulação, coordenação e acompanhamento do cumprimento das metas de governo relacionadas à sua secretaria. Promoção de atividades relativas à organização e ao aperfeiçoamento dos métodos de trabalho dos órgãos da prefeitura.

Catalogar, selecionar e arquivar documentos do interesse da Administração e da população em geral, devendo, também, organizar e manter o arquivo público municipal. Conduzir as articulações para a implementação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Município. Conduzir os procedimentos referentes aos processos licitatórios municipais e congêneres.

Implementar, em conjunto com os demais órgãos envolvidos, o Plano Municipal de Segurança; Promover a articulação com as instâncias Estadual e Federal, bem como com a sociedade, visando potencializar as ações e os resultados na área da defesa social com a efetivação de núcleo de inteligência e tecnologia; Promover a vigilância das praças e logradouros públicos, através de centrais de vídeomonitoramento e/ou outras tecnologias; Promover cursos, treinamentos, seminários e encontros com vistas à formação e capacitação de pessoas para serem agentes promotores e divulgadores de assuntos inerentes à Defesa Civil do Município; Propor e conduzir a política de defesa social do Município, com ênfase na prevenção da violência e realização de programas sociais;

Acompanhar os órgãos institucionais de segurança em atividades operacionais de rotina ou emergenciais realizadas dentro dos limites do Município; Coordenar as ações da Guarda Municipal; Desenvolver gestões junto aos dirigentes da pasta a fim de que as demandas apresentadas sejam adequadamente examinadas, atendidas, encaminhadas ou respondidas; Exercer ação preventiva de defesa social em eventos realizados sob a responsabilidade de agentes públicos Municipais;

Ela articula e coordena os planos e atividades relacionados à área ambiental em nível municipal.

A SMA é responsável pela formulação, aprovação, execução, avaliação e atualização da Política Municipal de Meio Ambiente, análise e acompanhamento de ações setoriais que causem impacto ao meio ambiente.

LEI MUNICIPAL: 2.241/2025 22/04/2025

22/04/2025

Dispõe sobre o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, institui o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher de Cascavel e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.237/2025 10/04/2025

10/04/2025

Autoriza o Executivo municipal a transformar os cargos de Auxiliar de Enfermagem em Técnico em Enfermagem ("Lei Jucelino") e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.236/2025 10/04/2025

10/04/2025

Autoriza o Municipio de Cascavel/Ce a receber bens móveis, imóveis e serviços como dação em pagamento, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.235/2025 10/04/2025

10/04/2025

Dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cascavel/Ce, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.234/2025 10/04/2025

10/04/2025

Altera a Lei Municipal nº 1858/2017, que institui a atual Estrutura Organizacional e o Regimento Interno da Prefeitura Municipal de Cascavel/Ce, para fins de modificar a nomencla [...]

LEI MUNICIPAL: 2.240/2025 09/04/2025

09/04/2025

Institui o Projeto "Hora do Hino" em todas as escolas da rede municipal rede de ensino e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.239/2025 09/04/2025

09/04/2025

Dá denominação a Unidade Basica de Saúde- UBS da Barra Nova, UBS MARIA ESTELA DAS CHAGAS SEVERIANO e dá outras providências

LEI MUNICIPAL: 2.238/2025 09/04/2025

09/04/2025

Dá Denominação a Rua Da Paz no bairro da Boa Vista, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.233/2025 25/03/2025

25/03/2025

Denomina a Rua José Viana da Silva e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.232/2025 21/03/2025

21/03/2025

Denomina a Rua Maria Gomes Nunes e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.231/2025 21/03/2025

21/03/2025

Reconhece, como de utilidade pública municipal, o Instituto Ebenézer-INEB e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.230/2025 21/03/2025

21/03/2025

Denomina diversas ruas do Loteamento Prata e dá outra providências.

LEI MUNICIPAL: 2.229/2025 21/03/2025

21/03/2025

Institui Auxílio Deslocamento a ser concedido aos Secretários Municipais e equiparadas , e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.228/2025 21/03/2025

21/03/2025

Estabelece o valor de alçada para o ajuizamento de ações de execuções fiscais de débitos tributários e não tributários inscritos m dívida ativa, e dá outras providênci [...]

LEI MUNICIPAL: 2.227/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede reajuste aos servidores ocupantes do cargo efetivo de Agente de Trânsito e Transporte do Executivo municipal de Cascavel/Ce, e dá outras providências

LEI MUNICIPAL: 2.226/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede reajuste aos servidores efetivos do Executivo municipal de Cascavel/Ce que indica, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.225/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede reajuste aos servidores efetivos ocupantes do cargo de Tecnico em Secretariado Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/ Ce, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.224/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede reajuste aos profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/Ce, e dá outras providências

LEI MUNICIPAL: 2.223/2025 17/03/2025

17/03/2025

Autoriza o Executivo municipal a conceder ajuda de custo mensal aos Médicos participantes dos Programa Mais Médicos para o Brasil e Médicos pelo Brasil no municipio de Cascavel [...]

LEI MUNICIPAL: 2.222/2025 17/03/2025

17/03/2025

Estabelece o Programa de Recuperação Fiscal para o ano de 2025, no município de Cascave/Ce, e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.221/2025 12/03/2025

12/03/2025

Altera os art. 121 e 122 da Lei 999, de 06 de junho de 2000, para ampliar a duração da Licença á Gestação, á Adotante e da Licença Paternidade, e dá outras providências. [...]

LEI MUNICIPAL: 2.220/2025 20/02/2025

20/02/2025

Reconhece a relevância social do Bloco das Peruas, na forma que indica.

LEI MUNICIPAL: 2.219/2025 20/02/2025

20/02/2025

Reconhece a relevância social do Bloco da Marina, na forma que indica.

LEI MUNICIPAL: 2.218/2025 20/02/2025

20/02/2025

Reconhece a relevância social do Bloco Vai Quem Quer, na forma que indica.

LEI MUNICIPAL: 2.217/2025 20/02/2025

20/02/2025

Reconhece a relevância Social da Associação Comunitária e Cultural Bagaçeira, entidade sem fins lucrativo, na forma que indica.

LEI MUNICIPAL: 2.216/2025 19/02/2025

19/02/2025

Altera o Anexo II da Lei Municipal nº1.858/2027, que institui a atual estrutura Organizacional e o Regimento Interno da Prefeitura Municipal de Cascavel/Ce, e dá outras providê [...]

LEI MUNICIPAL: 2.215/2025 19/02/2025

19/02/2025

Autoriza o reparcelamento de débitos do Município de Cascavel/Ce com seu Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL: 2.214/2025 13/02/2025

13/02/2025

Dispõe sobre a denominação da praça situada no bairro Vila Pacheco, delimitada pelas Ruas Desembargador Feliciano de Athayde, Antônio da Rocha e Genaro Facó, e dá outras pr [...]

LEI MUNICIPAL: 2.213/2025 13/02/2025

13/02/2025

Altera as Leis nº2.153, de 22 de setembro de 2023, que regulamentou a Banda Municipal de Música Radialista Francisco Ferreira Evangelista, 1.708, de 29 de abril de 2014, e 2.207 [...]

LEI MUNICIPAL: 2.212/2025 13/02/2025

13/02/2025

Institui o Regime de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Município de Cascavel/Ce e dá outras providências.

DECRETO: 28.04.001/2025 28/04/2025NOVO

28/04/2025

Decreta ponto facultativo nos órgãos da administração pública municipal na sexta-feira após o feriado de 1º de maio Dia do Trabalhador e dá outras providências.

DECRETO: 11.04.001/2025 11/04/2025

11/04/2025

Estabelece ponto facultativo o expediente do dia 17 de abril de 2025, para os orgãos e entidades públicas municipais, e dá outras providências.

DECRETO: 04.04.001/2025 04/04/2025

04/04/2025

Dispõe sobre a instituição da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, no âmbito do município de Cascavel.

DECRETO: 14.03.001/2025 14/03/2025

14/03/2025

Dispõe sobre a cessão de uso de imóvel de propriedade do Município de Cascavel ao Instituto SISAR, e dá outras providências.

DECRETO: 10.03.001/2025 10/03/2025

10/03/2025

Dispõe sobre a regulamentação do procedimento auxiliar de pré-qualificação subjetiva e objetiva, nos termos da Lei Nacional nº 14.133, de 1º de Abril de 2021, no âmbito n [...]

DECRETO: 26.02.001/2025 26/02/2025

26/02/2025

Institui no Município de Cascavel o Comitê Gestor Municipal do Programa de Aquisição de Alimentos -PAA, e dá outras providências.

DECRETO: 07.02.001/2025 07/02/2025

07/02/2025

Dispõe sobre o uso de equipamentos de som automotivos, popurlamente conhecidos como "paredões de som", no âmbito do município de Cascavel/Ce, durante o Carnaval 2025, e dá ou [...]

DECRETO: 07.02.002/2025 07/02/2025

07/02/2025

Dispõe sobre a anulação do Decreto nº054, de 28 de junho de 2024, na forma que indica, e dá outras providências.

DECRETO: 07.02.003/2025 07/02/2025

07/02/2025

Institui preço Público para Permissão de atividade comercial em espaços públicos, no âmbito do município de Cascavel, durante o Carnaval de 2025, e dá outras providências [...]

DECRETO: 07.02.004/2025 07/02/2025

07/02/2025

Estabele ponto facultativo e horário especial, durante o Carnaval de 2025, para os órgãos e entidades públicas municipais, e dá outras providências.

DECRETO: 28.01.001/2025 28/01/2025

28/01/2025

Altera o Decreto nº 113, de 17 de Dezembro de 2024 e dá outras providências.

DECRETO: 27.01.001/2025 27/01/2025

27/01/2025

Dispõe sobre a revogação das concessões e permissões de uso de bens públicos imóveis do município de Cascavel/ce, na forma que indica, e dá outras providências.

DECRETO: 24.01.001/2025 24/01/2025

24/01/2025

Estabelece os Valores a serem pagos por plantões aos servidores e contratados no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e dá outras providências.

DECRETO: 21.01.001/2025 21/01/2025

21/01/2025

Dispõe sobre a revogação do Decreto nº 014/2022/GAB/PMC/CE, de 18 de março de 2022, na forma que indica, e dá providências.

DECRETO: 14.01.001/2025 14/01/2025

14/01/2025

Regulamenta o rateio das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) do exercí [...]

DECRETO: 13.01.001/2025 13/01/2025

13/01/2025

Declara, em caráter excepcional, Situação de Emergência na Saúde Pública do Município de Cascavel/Ce e dá outras providências.

DECRETO: 10.01.001/2025 10/01/2025

10/01/2025

Regulamenta a Comissão Municipal Permanente de Avaliação, vinculada á Secretaria Municipal da Fazenda, e dá outras providências.

DECRETO: 001.2025/2025 01/01/2025

01/01/2025

Regulamenta a forma de numeração dos atos normativos emitidos pelos Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta do Município de Cascavel/Ce, e dá outras providênc [...]

DECRETO: 01.01.001/2025 01/01/2025

01/01/2025

Dispõe sobre o recadastramento obrigatório dos servidores públicos municipais titulares de cargo de provimento efetivo, ocupantes de cargo de provimento em comissão, contratad [...]

DECRETO: 01.01.002/2025 01/01/2025

01/01/2025

Disciplina o horário de expediente para a Administração Direta e Indireta do Município de Cascavel/CE, e adota outras providências.

DECRETO: 01.01.005/2025 01/01/2025

01/01/2025

Exonera todos os servidores públicos públicos municipais ocupantes de cargos de provimento em comissão e dá outras providências.

DECRETO: 01.01.003/2025 01/01/2025

01/01/2025

Dispõe sobre a suspensão do Contrato de Gestão nº 2024.04.04.01, firmado com o Instituto de Excelencia em Saúde Pública (IESP), para gestão, operacionalização e execuçã [...]

DECRETO: 01.01.004/2025 01/01/2025

01/01/2025

Dispõe sobre a suspensão do Contrato de Gestão nº 2024.05.16.02, firmado com o Instituto de Excelencia em Saúde Pública (IESP), para a Gestão, operalização e execução d [...]

DECRETO: 113/2024 17/12/2024

17/12/2024

Estabelece procedimentos relativos ao lançamento, ao processamento administrativo, co parcelamento e ao pagamento do IPTU, referente ao Exercicio Fiscal do ano de 2025, no Munici [...]

DECRETO: 112/2024 17/12/2024

17/12/2024

Dispõe sobre a Programação Orçamentária e Financeira e estabelece o Cronograma Mensal de desembolso do Poder Executivo de Cascavel paara o exercício de 2025, e dá outras pr [...]

DECRETO: 111/2024 17/12/2024

17/12/2024

Atualiza a Unidade Fiscal de Referência do Município de Cascavel (UFIRM); fixa o indice de atualização da Divida Ativa do Municíp o e do Valor Venal dos Imóveis, além da ap [...]

DECRETO: 110/2024 13/12/2024

13/12/2024

Estabelece o detalhamento da despesa orçamentária do Município de Cascavel/CE, para o Exercício Financeiro de 2025, e dá outras providências.

DECRETO: 097/2024 27/11/2024

27/11/2024

EMENTA; APROVA O REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO CAC'S FUNDEB DO MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 096/2024 14/11/2024

14/11/2024

APROVA LOTEAMENTO DENOMINADO OURO VERDE E DISCRIMINA ÁREAS DESTINADAS AO MUNICIPIO, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

DECRETO: 094/2024 14/11/2024

14/11/2024

INSTITUI COMISSAÕ DE TRANSIÇÃO DE GOCERNO E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

LICENÇA-PRÊMIO: 09.04.002/2025 09/04/2025

09/04/2025

Concede licença prêmio a servidor público municipal.

LICENÇA SEM REMUNERAÇÃO: 07.04.001/2025 07/04/2025

07/04/2025

Concede licença sem remuneração a servidora pública municipal.

LICENÇA : 01.04.004/2025 01/04/2025

01/04/2025

Concede licença por motivo de doença em pessoa da familia a servidora pública municipal.

LICENÇA-PRÊMIO: 31.03.001/2025 31/03/2025

31/03/2025

Concede licença prêmio a servidor público municipal.

LICENÇA-PRÊMIO: 28.03.003/2025 28/03/2025

28/03/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal.

LICENÇA-PRÊMIO: 28.03.001/2025 28/03/2025

28/03/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal

LICENÇA-PRÊMIO: 28.03.002/2025 28/03/2025

28/03/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal.

LICENÇA SEM REMUNERAÇÃO: 26.03.001/2025 26/03/2025

26/03/2025

Concede licença sem renumeração a servidor público municipal.

LICENÇA-PRÊMIO: 21.03.003/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal (professora), lotada na secretaria de educação do municipio de cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 21.03.008/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede licença prêmio a servidora púbica municipal (gari), lotada na secretaria de infraestrutura do municipio de cascavel.

LICENÇA SEM REMUNERAÇÃO: 21.03.004/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede licença sem renumeração a servidora pública municipal

LICENÇA-PRÊMIO: 21.03.002/2025 21/03/2025

21/03/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal (diretora escolar ), lotada na secretaria da educação do municipio de Cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 14.03.002/2025 14/03/2025

14/03/2025

Concede licença prêmio a servidora Pública Municipal (auxiliar administrativa), lotada na secretaria de planejamento e administração do municipio de Cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 14.03.005/2025 14/03/2025

14/03/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal(agente de comunicação), lotada na secretaria da saúde do municipio de Cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 14.03.003/2025 14/03/2025

14/03/2025

Concede licença prêmio a servidora Pública Municipal (professora), lotada na secretaria de educação do municipio de Cascavel.

LICENÇA : 14.03.001/2025 14/03/2025

14/03/2025

Concede licença por motivo de afastamento do cônjuge a servidora pública municipal

LICENÇA-PRÊMIO: 14.03.004/2025 14/03/2025

14/03/2025

Concede licença prêmio a servidor público municipal (secretário escolar), lotado na secretaria de educação do municipio de Cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 12.03.006/2025 12/03/2025

12/03/2025

Concede licença prêmio a servidor Público Municipal (guarda Municipal), lotado na secretaria de segurança pública e cidadania do municipio de Cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 12.03.007/2025 12/03/2025

12/03/2025

Concede licença prêmio a servidor Público Municipal (gari), lotado na secretaria de infraestrutura do municipio de Cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 25.02.001/2025 25/02/2025

25/02/2025

Concede licença prêmio a servidor público (auxiliar de serviços gerais), lotado na secretaria de obras do municipio de cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 25.02.002/2025 25/02/2025

25/02/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal

LICENÇA-PRÊMIO: 25.02.003/2025 25/02/2025

25/02/2025

Concede licença prêmio a servidor público (auxiliar de serviços gerais), lotado na secretaria do desporto e juventude do municipio de cascavel.

LICENÇA-PRÊMIO: 19.02.001/2025 19/02/2025

19/02/2025

Concede licença prêmio a servidora pública municipal, lotada na secretaria de educação do municipio de Cascavel

LICENÇA-PRÊMIO: 18.02.003/2025 18/02/2025

18/02/2025

Concede licença-prêmio a servidor púbico municipal

EXONERAÇÃO: 18.02.005/2025 18/02/2025

18/02/2025

EXONERA A PEDIDO A SERVIDORA OCUPANTE DE CARGO EFETIVO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

EXONERAÇÃO: 18.02.004/2025 18/02/2025

18/02/2025

EXONERA A PEDIDO O SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO EFETIVO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

LICENÇA-PRÊMIO: 18.02.002/2025 18/02/2025

18/02/2025

Concede Licença prêmio a servidora pública municipal (auxiliar de serviços gerais) lotada na junta de serviços militar do municipio de Cascavel.

EXONERAÇÃO: 18.02.007/2025 18/02/2025

18/02/2025

EXONERA A PEDIDO O SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO EFETIVO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

EXONERAÇÃO: 18.02.006/2025 18/02/2025

18/02/2025

EXONERA A PEDIDO O SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO EFETIVO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

CESSÃO: 11.02.003/2025 11/02/2025

11/02/2025

Efetua a cessão de servidora pública municipal.

Perguntas frequentes FAQ

A Prefeitura é responsável pela administração do município, incluindo áreas como educação básica, saúde, transporte público, coleta de lixo, manutenção de vias urbanas, iluminação pública e fiscalização de obras e posturas. Também elabora leis locais em conjunto com a Câmara Municipal.

A administração municipal é liderada pelo prefeito, vice-prefeito e pelos secretários municipais. A relação atualizada com os nomes, cargos e respectivas áreas de atuação está disponível no site oficial da Prefeitura, na seção “Equipe de Governo” ou “Estrutura Administrativa”.

Você pode solicitar serviços como iluminação, limpeza urbana, tapa-buracos e outros diretamente no balcão de atendimento da Prefeitura ou pelos canais digitais disponíveis no site. Reclamações, sugestões ou denúncias também podem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria Municipal ou formulário eletrônico, disponível em https://www.cascavel.ce.gov.br/ouvidoriaformulario.php

A administração municipal é composta por secretarias como Educação, Saúde, Obras, Assistência Social, Fazenda, entre outras. A estrutura organizacional completa está disponível https://www.cascavel.ce.gov.br/institucional.php

Todos os atos normativos, como leis sancionadas, decretos e portarias, estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura, na seção "Legislação" ou "Atos Oficiais". Acesse diretamente em https://www.cascavel.ce.gov.br/acessoainformacao.php

Todas as informações sobre receitas, despesas, licitações, contratos e salários estão disponíveis no Portal da Transparência. Acesse em https://www.cascavel.ce.gov.br/acessoainformacao.php para acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado.

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