Alunos da zona rural realizam a 4ª Feira Municipal do Programa Agrinho

segunda-feira | 23/09/2019

Na manhã desta sexta-feira (20) aconteceu a 4ª Feira Municipal do Programa Agrinho, na Praça da Matriz. O Agrinho é um programa de responsabilidade social, que leva às escolas públicas rurais cearenses dos municípios participantes, uma proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia de pesquisa. Assim ensinando os alunos os primeiros passos para uma agricultura sustentável e estimular a melhorar o lugar onde vive. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) laçou o tema: “Cooperativismo”.

Os professores são capacitados com a metodologia do programa, desenvolvem um projeto pedagógico, com várias atividades, inclusive envolvendo toda comunidade, os alunos recebem o material do projeto, assim aprendendo na teoria e na prática. Vinte e cinco (25) escolas da zona rural de Cascavel participam do projeto. A feira foi realizada pela primeira vez em um espaço público aberto, com o tema: “Agrinho de Mãos dadas com o Cooperativismo”, um momento valioso e importante para nosso município, às crianças apresentaram seus projetos e os valores que aprenderam com o programa dentro da escola, a população cascavelense acompanhou um pouco do material que foi produzido nas salas de aulas.

A aluna Vera, é da Escola de Ensino Fundamental de Pitombeiras, tem 14 anos, conta um pouco do que aprendeu com o Agrinho, “aprendi os valores: igualdade, liberdade, democracia, equidade e responsabilidade. Só em conversar com alguém, ensinar o que eu sei, já é um meio de cooperativismo”. O  Agrinho é um programa do SENAR, em parceria do município de Cascavel, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, que tem como secretário, Cleiton Pereira, que participou de todo o evento junto aos alunos, professores, coordenadores, outros secretários e o prefeito Tiago Ribeiro.