Caravana da Saúde no Novembro Azul

segunda-feira | 11/11/2019

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante todo o mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a Prefeitura Municipal de Cascavel por meio da Secretaria de Saúde já iniciou ações internas e externas de conscientização para que os homens façam os exames preventivos. No dia 8 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde levou mais de 30 homens, todos pescadores da praia da Caponga, para a Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses, em Pacajus, onde todos realizaram consultas e exames.

O exame preventivo é feito através da coleta de sangue para a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico)junto com o exame de toque, que é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.É recomendado principalmente para quem já teve casos da doença na família e deve ser feito uma vez por ano.

Neste mês as equipes das Unidades Básicas de Saúde estão reforçando a importância da prevenção, com palestras, orientações, marcação de consultas para realização do exame de toque. O câncer de próstata evolui lentamente, mas muitas vezes é descoberto quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Fique atento aos principais sintomas desse tipo de câncer: a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta. Por isso, no Novembro Azul o foco está na importância da prevenção.