CineEja leva mostra de cinema para as escolas municipais

terça-feira | 26/11/2019

A Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude por meio do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão realizando o Projeto Cinematográfico “Cine EJA” para as turmas do EJA que se encontra em localidades mais distantes da sede, uma amostra de cinema em todas as escolas que tem a modalidade EJA, possibilitando aos alunos do município o acesso à cinematografia nacional e local de longas e curtas- metragens, visando à formação sociocultural, motivacional e política no âmbito escolar.

O cinema é utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula ou em locais nas proximidades das escolas que tenham espaços maiores, o projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da escola, incentivando a motivação, formação crítica e apreciativa.

O filme que está sendo apresentado nesse projeto é O Primeiro da Classe, que fala da Síndrome de Tourette, mais de dez escolas já receberam o “CineEja” e tem sido um sucesso, os técnicos  da Educação, Murilo Marçal, José Antonio (Besouro), Rocheilla e Evilásio, são os responsáveis por todo o cronograma de apresentações.

Objetivo geral é inserir a arte do cinema nas turmas do EJA fazendo assim um longo processo de ensino, aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil e a comunidade dentro da escola. Apresentar o cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento e motivação. Desenvolvendo o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de forma geral.