Carlos Davi do Nascimento Silva, do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Balbino (EEFTI Balbino) - (foto: Jonys Castro/Reprodução)
Cascavel comemora um marco histórico na educação municipal. Pela primeira vez, o município conquistou o 1º lugar na fase estadual do Prêmio MPT na Escola 2025, na categoria Conto, com o trabalho do aluno Carlos Davi do Nascimento Silva, do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Balbino (EEFTI Balbino).
O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que incentiva crianças, adolescentes e educadores a refletirem, por meio de produções criativas, sobre a erradicação do trabalho infantil e a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Na edição de 2025, o MPT-CE selecionou 40 produções de alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental em duas faixas de participação: estudantes do 4º e 5º anos e, em outro grupo, alunos do 6º e 7º anos. Em cada faixa, os cinco melhores trabalhos foram premiados nas categorias conto, desenho, música e poesia.
Cascavel se destaca com o talento de Carlos Davi do Nascimento Silva, que garantiu a primeira colocação na categoria Conto, representando o município com excelência e sensibilidade na abordagem do tema.
Os vencedores em 1º lugar de cada categoria agora avançam para a fase nacional do concurso, quando os melhores trabalhos de todo o Brasil disputarão o reconhecimento nacional.
De acordo com o MPT-CE, os alunos classificados entre 1º e 5º lugares serão homenageados em uma cerimônia em Fortaleza, em data a ser definida e informada aos municípios.
O Prêmio MPT na Escola integra o projeto nacional "Resgate à Infância", que valoriza produções literárias, artísticas e culturais e reforça o papel de professores e coordenadores no combate ao trabalho infantil e na defesa dos direitos infantojuvenis.
Este resultado representa orgulho para Cascavel, que pela primeira vez leva o troféu da etapa estadual e agora torce pelo sucesso de seu representante na disputa nacional.