Prefeitura de Cascavel realiza mutirão da Mamografia

quinta-feira | 10/10/2019

A Prefeitura Municipal de Cascavel por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta quarta – feira (9), um mutirão de exames de mamografia. Levando 60 mulheres, trinta pela manhã e trinta pela tarde, para a Policlínica Dra. Márcia Moreira Meneses, em Pacajus. Durante todo o mês, a secretaria vai desenvolver diversas atividades especiais.

A mamografia é um exame simples, não invasivo, que captura imagens do seio feminino com um aparelho chamado mamógrafo. Ela serve para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama. O exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos de idade com um intervalo entre os exames de 1 a 2 anos para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para a prevenção da doença.

Lia Mesquita, enfermeira e secretária da pasta, explicou que a ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero. Lia, junto de sua equipe da saúde, organizaram um mutirão, decoraram um ônibus, ainda ofereceram lanche e chocolate, dando todo o auxílio necessário.  A enfermeira reforçou a importância do autocuidado e que quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores são as chances de cura. Para as mulheres que ainda não fizeram seu exame, será realizado uma outra caravana, no dia 19 de outubro.