Av. Chanceler Edson Queiroz, 2050, Rio Novo, Cascavel - Ceará, 62850-000 | 85 3334.2833
prefeitura@cascavel.ce.gov.br

A Cidade

Cascavel é um município cearense localizado no litoral leste do Estado a uma distância de aproximadamente 60 km de Fortaleza, compondo o grupo de municípios da Região Metropolitana. O principal acesso à cidade é pelas rodovias BR-116 e CE-040.

Reconhecida pela beleza de seu litoral e por sediar grandes indústrias, possui um alto potencial turístico e industrial que a coloca entre as cidades consideradas mais promissoras do Ceará. Possui uma população estimada em 71.499 habitantes e área de 837 km², segundo último levantamento do IBGE, em 2018. Seu PIB é de R$ 871.732,57 com ênfase para o setor de serviços, serviços públicos, indústria e agropecuária, resultando o 22° lugar entre os 184 municípios cearenses (Ipece 2016).

Cascavel é banhada pelos rios Choró, Malcozinhado e Piranji e chegou a ser habitada por diversas etnias de origem indígena, entre elas, os Potyguara, os Jenipapo-Kanyndé, os Anacé e Jaguaribaras. Durante o período colonial, com a cultura do charque e da carne seca, destacou-se como entreposto comercial e ponto de hospedagem entre Fortaleza, Aquiraz e Aracati. Posteriormente, no ciclo da cana-de-açúcar, tornou-se também uma importante produtora.

Em 17 de outubro de 1833, foi emancipada politicamente desprendendo-se da primeira capital do Estado, Aquiraz, e elevando-se a categoria de município. Atualmente, ainda tem sua economia baseada nas culturas de cana, caju, coco-da-bahia, mandioca, milho, feijão, além da produção pecuária de bovinos, suínos e aves.

Nos últimos anos, tornou-se um importante polo industrial, abrigando cerca de 30 indústrias das mais diversas segmentações. Outra forte cultura e fonte de renda é o artesanato de cerâmica e a fabricação de móveis de cipó de fogo.

Em sua extensão litorânea, situam-se as praias de Caponga, Águas Belas, Barra Nova, Barra Velha e Balbino. Caponga e Águas Belas contam com completa infraestrutura hoteleira e empreendimentos comerciais e turísticos que atraem turistas brasileiros durante todo o ano. Balbino, Barra Nova e Barra Velha são o retrato do típico cenário paradisíaco cearense, com coqueirais e faixas de areia quase desertas que abrigam antigas vilas de pescadores.

Serviços

O Prefeito

Conheça mais