Secretaria de Assistência Social realiza IX Conferência Municipal

terça-feira | 17/09/2019

A Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no dia 16 de setembro na Faculdade Fametro, a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Cascavel. Tendo como tema: “Plano Decenal 2016 a 2026; Desafios e Possibilidades em Tempos de Crise”. Na ocasião houve o credenciamento e um café da manhã para todos que estavam presentes, o momento de abertura foi feito pela Orquestra Soprando Sonhos da Caponga.

A mesa foi composta pelo Prefeito Tiago Lutiane de Oliveira Ribeiro, a Secretaria de Assistência Social, Luana Régia de Freitas Lima, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Ana Patrícia Maia de Sousa, a senhora Maria Ieda, usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guanacés e teve como conferencista a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social CEAS – CE, Margarida Ravenna Guimarães Chaves.

Ravena Chaves explanou sobre os três eixos discutidos na conferência:

• Financiamento Público da Política de Assistência Social
  • A Proteção Social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua relação com o Sistema de Justiça
  • O SUAS e a Previdência Social

Os participantes se reuniram em grupos para formularem propostas e elaborar o plano decenal de políticas públicas, voltadas a Assistência Social do município, para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro. Todos tiveram a oportunidade de debater e expor seus desejos de melhoria das políticas públicas da Assistência Social e finalizou com a eleição de dois representantes delegados eleitos para participarem da estadual.

Participaram da Conferência, os técnicos profissionais da Assistência, idosos representantes da sociedade civil, que são usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os cadastradores do Criança Feliz, coordenadores de equipamentos, conselho do CMAS, coordenador do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), Elenildo Silva e coordenadora do Criança Feliz, Luana de Castro.