Terapia Ocupacional contribui para reabilitação

terça-feira | 24/09/2019

A Policlínica Municipal Edvar Ramires está funcionando com diversas especialidades, uma delas é a Terapia Ocupacional, você sabe para que serve? O objetivo final da terapia é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar, de forma satisfatória, suas atividades de vida diária. A terapeuta Edjane Marçal, formada pela Universidade Fortaleza (UNIFOR), graduanda em Desenvolvimento Infantil, com mais de oito (8) anos de experiência, utiliza de atividades terapêuticas, pois é através do brincar que criança é reabilitada. Caso seja necessário à atividade é feito até mesmo fora do consultório.

Edjane atende aproximadamente 63 pacientes por semana, que não costumam faltar, quando não podem comparecer, é justificado. Infelizmente a fila de espera ainda é grande, mas que é feito o possível para diminuir essa demanda. “Aqui trabalho com crianças até 12 anos, um público misto, maioria do sexo masculino, tenho pacientes com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor, Autismo, Deficiência Intelectual Leve, moderada e grave, Paralisia Cerebral, Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), de tudo um pouco, atraso de lida diária, a criança não consegue executar sua funções diárias, e retardo nas habilidades escolares, traço um plano terapêutico mediante do que a criança precisa, de acordo com a patologia que ela tem”, destaca.

A policlínica dispõe de um ambiente totalmente adaptado, com brinquedos, acessórios utilizados no dia a dia do paciente, para torná-lo mais independente, local aconchegante para que a criança se sinta bem, a proposta da terapia é para que ela se sinta a vontade, através desse desejo ela venha conseguir adquirir sua funcionalidade.

Então, você mãe ou responsável, perceber que o seu filho (a) não está desenvolvendo como deveria leve ao posto de saúde mais próximo de sua residência, faça uma consulta com o clínico geral, pegue o encaminhamento para policlínica. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.